Covid-19
Mais de 600 testes já foram realizados nos novos postos
Ação continua ao longo desta semana no Mercado e no Pelotas Parque Tecnológico
Desde a abertura dos novos postos de testagem para identificação da Covid-19, no último dia 21, a procura tem sido considerada intensa: até o início da tarde de segunda-feira (27), 606 pessoas já realizaram o teste Antígeno (TR-Ag), oferecido gratuitamente pela prefeitura de Pelotas. Os testes seguem sendo realizados ao longo desta semana no Mercado Central e também no Pelotas Parque Tecnológico, das 8h às 18h. No dia 8 de janeiro, os testes também estarão disponíveis na UBS Laranjal, aos sábados e domingos.
Na manhã desta segunda, uma comerciante que viajou para Santa Cruz e sentiu alguns sintomas gripais foi a primeira do dia a procurar pelo teste. Após alguns minutos de espera veio o alívio. "Estava muito nervosa, ansiosa pra fazer o exame pra ver se realmente era Covid, mas graças a Deus deu negativo", comentou, relatando o medo de que pudesse contagiar alguma pessoa.
Em média, todo o procedimento dura em torno de 30 minutos entre preenchimento de ficha, coleta e tempo de espera pelo resultado. Os testes estão disponíveis a qualquer pessoa, basta apresentar um documento de identificação. Durante a ação, as equipes realizam ainda abordagens educativas sobre a importância da vacina contra Covid-19. Os que não tiverem recebido nenhuma dose ou apresentarem o esquema vacinal incompleto são orientados a buscar a proteção nos locais mais próximos.
Confira o cronograma e os locais
Mercado Central - de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h - na esquina da Tiradentes
Pelotas Parque Tecnológico - de segunda a sexta, das 8h às 18h - Av. Domingos de Almeida, 1.785, Areal
UBS Laranjal - a partir de 8 de janeiro, sábados e domingos, das 8h às 18h - Rua São Borja, 683, Laranjal
Como funciona o teste de antígeno
Testes de Antígeno (TR-Ag) são exames que detectam o antígeno (proteína) viral do SARS-CoV-2 em amostras do trato respiratório, utilizando amostras por swabs (haste flexível) nasal, nasofaríngeo ou saliva. São opções mais baratas, rápidas e de fácil execução para detectar uma infecção ativa.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário